Liofilizadores (freeze-dryers) Industriais Linha LIJT

Capacidades: a partir de 200kg de gelo por ciclo

Desenvolvidos para grandes produções de produto

A linha LIJT é composta por liofilizadores que se adequam aos setores alimentício, farmacêutico, pesquisa científica, veterinário, cosméticos e didáticos. 
A câmara de secagem foi desenvolvida para ambientes sanitários com estante aquecida por controle AutoPID com setpoint ajustável, dreno para evacuação da água e painel de comando onde estão localizados todos os controladores.
Esta linha foi desenvolvida para ambientes sanitários (sala limpa) ficando apenas com a câmara de secagem voltada para o interior da sala e todo o maquinário na parte externa. Os liofilizadores da linha LIJT comportam altas quantidades de produtos e podem ser montados em série, conforme a necessidade da empresa. Também desenvolvemos plantas de liofilização.

Obs: Por sermos fabricantes, podemos adequar qualquer opção descrita abaixo conforme a sua necessidade.

LINHA LIJT 

Capacidade a partir de 200 kg de gelo por ciclo

Disponibilidade: 3P+T | 22OV ou 380V

Especificações Técnicas

CÂMARA DE SECAGEM

Câmara de secagem cilíndrica com estante porta bandejas localizada em um tanque construído em aço inoxidável (AISI 304, 316L ou chapa com pintura epóxi) com acabamento sanitário e anel de vedação em silicone. Porta em aço inoxidável (AISI 304 ou 316L ou chapa com pintura epóxi), com visor para a observação do processo da secagem. Dreno que se conecta ao dreno principal para a evacuação da água (no caso de limpeza). Acesso entre as plataformas para a retiradas de produtos.

ESTANTE PORTA BANDEJAS

Estante porta-bandejas em aço inoxidável (AISI 304, 316L ou chapa com pintura epóxi) com plataformas aquecíveis por AutoPID e setpoint ajustável de até 60°C e resfriamento líquido com temperatura de até -45°C, impedindo o descongelamento dos produtos até que a carga total do equipamento tenha sido efetuada e garantindo  o aquecimento homogêneo em cada bandeja Caixa de líquido térmico com bomba na qual está localizada uma unidade condensadora remota com compressor e serpentina para o resfriamento das plataformas e as resistências aquecedoras. Possui guias para facilitar a acomodação das bandejas. Inclui carrinho para transporte das bandejas da câmara fria até o liofilizador.  Fechamento de frascos pneumático ou hidráulico e trilhos fixados no teto para o transporte das estantes das câmaras frigoríficas para o liofilizados são opcionais.

SISTEMA

O equipamento fica instalado no interior da estrutura externa ao  ambiente sanitário, com compressores de alta qualidade, sistema de resfriamento a água com torre resfriadora, caixa de comando com disjuntores, contatoras e fusíveis, e torre de água para degelo por aspersores do condensador. Este tipo de instalação garante que o processo de liofilização dos produtos seja totalmente isento de eventuais contaminações decorrentes do funcionamento do maquinário do equipamento.

CONDENSADOR

Construídos em aço inoxidável (AISI 304 ou 306L) em tanque cilíndrico com serpentinas helicoidais projetadas para suportar a partir de 100 kg de gelo por ciclo. Localizado no interior do equipamento na parte traseira, possui anel de vedação em silicone e visor translucido para a visualização da formação de gelo do condensador. A temperatura de trabalho é ajustável entre -55°C, -60°C ou -86°C e o resfriamento é feito por uma unidade condensadora arrefecida a água por uma torre de resfriamento independente, gás refrigerante ecológico (livre de CFC) e proteção térmica. Possui um dreno que se conecta ao dreno principal para a evacuação da água dos produtos liofilizados e sistema para o aceleramento do degelo do condensador por sistema de aspersor. 

BOMBA DE VÁCUO

O sistema possui 2 bombas de vácuo:

1.    Bomba de retiro rápido: bomba primária especifica de retiro rápido de ar, a qual auxilia a bomba principal;

2.  Bomba principal: direct-drive, vácuo final inferior a 0,05 mBar, válvula de isolamento do sistema de sucção, válvula de gás balast para eliminação de vapores aprisionados no lubrificante e válvula de retenção para evitar refluxo do lubrificante em caso de queda de energia elétrica. Bomba adequada funcionar com ciclos ininterruptos sem problemas com aquecimento excessivo.

NOTEBOOK E SOFTWARE

Acompanha um notebook para gerenciamento de gráficos, funções e parâmetros dos controladores do equipamento e software próprio da empresa para a conexão via PC e gerenciamento do equipamento

Além de construirmos equipamentos, também planejamos e montamos toda a planta de liofilização, desde dos equipamentos até as câmara frigorificas.

A imagem a direita ilustra uma planta de liofilização, que pode ser planejada e ampliada conforme a necessidade de sua empresa ou laboratório.