top of page
  • Foto do escritorDesenvolvimento JJ

Liofilizadores JJ Científica


Todos os modelos de liofilizadores (freeze dryer) possuem tecnologia para serem competentes e capacitados para atuarem nas áreas de alimentos, fármacos, pesquisas, veterinária, cosméticos e didáticos.

Mas antes de ajustar o melhor equipamento para sua necessidade, você sabe de fato o que é um liofilizador e suas vantagens? A empresa tem como objetivo principal de auxiliar você a ter o melhor e utilizar da melhor maneira um liofilizador.

Por tanto, preparamos este post, para que de um jeito mais simplificado possamos a entender oque é liofilizador, liofilização e como adequar um equipamento da melhor forma para suas necessidades:

1. Qual a diferença entre desidratação e liofilização?

R: Para responder com mais clareza, é importante saber que a liofilização também é uma desidratação, porem por processo diferente, o que a torna muito superior a uma desidratação. A desidratação é feita por processo de calor, que retira uma grande parte das suas características, nutrientes e estruturas físicas e etc. Já a liofilização é uma desidratação por congelamento, o que garante 100% as características, nutrientes e estruturas físicas permaneçam no produtos após o processo, ou seja, a água no estado sólido passa pelo gasoso sem passar pelo liquido (processo por sublimação). Então, não tenha duvidas em qual equipamento investir.

2. O que é um liofilizador?

R: Liofilizador é um equipamento de alta tecnologia, que faz a desidratação por congelamento (sublimação), mantendo todas as características, nutrientes e estrutura físicas do produtos.

3. O que posso liofilizar?

R: A liofilização permite liofilizar quase todos os produtos, tudo depende da receita que prepara os produtos, e claro, o equipamento tem que ser adequado para o produto, como por exemplo a temperatura do condensador, aquecimento e vácuo como por exemplo: produtos como frutas, folhas, bactérias, alguns tipos de extratos e outras gama de produtos podem ser liofilizados com o condensador do liofilizador trabalhando na temperatura de -55°C, já produtos com o ponto eutético mais baixo, como por exemplos de solventes alcoólicos podem trabalhar na temperatura de -86°C ou -105°C, tudo depende de cada produto, e a empresa possui profissionais capacitados para atender todas essas questões.

Abaixo, escreva suas dúvidas ou nos envie um e-mail para qualquer informação ou orientação. Estaremos sempre atualizado nossas paginas com mais informações para mais esclarecimentos.


412 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page